sexta-feira, 3 de agosto de 2018

O cicalfate!

O prometido é devido, já dizia a canção do Rui Veloso.

Sou farmacêutica de profissão, mas um dos meus grandes defeitos no feitio e na vida e em tudo é ser insegura. Até nisto da maternidade eu o sou. Quem não o é?!

Por tudo e por nada lá vai uma mensagem à pediatra com uma dúvida. Nos primeiros dias do gaiato ter nascido as mensagens eram imensas. Era tudo a acontecer ao mesmo tempo, que eu aí até tinha uma certa razão para enviar as ditas "sms".

Um dia, já não sei porque carga de água o gaiato tinha o rabo (epá diminutivos de "rabinho" não me apetece hoje) assado e eu virei-me para a minha mãe:

Eu - Se calhar mandava uma mensagem à pediatra a perguntar o que é que meto no rabinho do bebe! (por acaso aqui disse rabinho sim!) O que achas?

Avó - Desculpa lá, mas eu andei-te a pagar um curso para que?! Realmente, tu chumbavas e repetias cadeiras vezes sem conta (ela tem uma certa razão aqui). Tantos exames repetidos? Tanta coisa, para tu agora nem saberes que creme é que has-de por no rabo do gaiato?! Mas tu tens medo do que?

No fundo, no fundo eu sabia que o Bepanthene pomada (que usei nas gretas dos mamilos e desconhecia esse uso- outra coisa que talvez fale) e que o uriage 1er change que até tinha cá em casa, podiam resolver a questão. Mas queria ver o que é que a pediadra dizia. E para a mim o que a pediatra da cria diz é SAGRADO!


Na minha visão farmacêutica e agora fazendo um pouco serviço público, o cicalfate é um creme cicatrizante e regenerador da pele devido à associação de sulfato de cobre com sulfato de zinco. O ingrediente ativo original do cicalfate é o sucralfato, o que permite um rápido estabelecimento do conforto cutâneo.

Para nós, mulheres :
Agora sem ser na minha visão farmacêutica. Podemos usar no pós-parto para facilitar a cicatrização dos pontos do pipi (sim , isso mesmo, o meu obstetra tinha-me indicado um creme para cicatrização da vagina. Na altura do puérperio. Logo a seguir porque tive alguns pontos que infetaram. Não me recordo qual foi o creme que o obestetra me recomendou, mas sei que já nem estava em comercialização. Contactei com ele para que me recomendasse outro e a resposta que obtive foi "use cicalfate".

Algumas vezes usava debaixo das mamocas. Nunca tiva as mamas tão grandes em toda a minha vida, com a subida do leite e durante a amamentação. Quem tem peito pequeno compreende perfeitamente aquilo que eu estou a escrever neste momento. Na altura fiquei com alguma vermelhidão vá que experimentei usar cicalfate e aliviou-me bastante.
Tambem usei nas gretas dos mamilos mas só depois do fim da amamentação.

Para nós, mães:
para usar nos nossos rapazes/raparigas, na assadura do rabo, parece quase imediato (nas assaduras maiores não sei, felizmente ainda não tive esse experiência mas se chegar a ter depois darei feedback sobre o assunto se assim o desejarem), feridas de todo o tipo (exemplo : arranhadelas - a minha cria é exímia em se arranhar em qualquer lugar da cara durante (e eu corto as unhas dia sim dia, dia não - as unhas crescem à velocidade da luz é verdade)), vermelhidões que surgem do nada em quase todas as partes do corpo (menos olhos, interior do nariz.

Concluindo: o cicalfate é dos meus produtos favoritos para usarmos nos bebés. Em modo mais fino, está na minha "wishlist".

Sem comentários:

Enviar um comentário