domingo, 10 de junho de 2018

3 meses e uma caixa do Ikea

A cria fez 4 meses e eu decidi que ía arrumar tudo o que não lhe servia . Não sabia a dor que isto me ia causar . Não sabia a nostalgia que ia sentir . Toquei na primeira roupa que ele usou , no saquinho em que levei a primeira roupa , na manta que a maternidade usou para o enrolar na sala de partos depois de o sentir no meu peito sem ter frio e as lágrimas caíram.

Mas eu continuei ali firme a arrumar tudo como se nunca tivesse sido usado . Depois começei a olhar para as primeiras roupas , os bodies, os babygrows , os gorros , as botinhas , a roupa da saída da maternidade . E pensei : “porra já passaram 3 meses e eu já passei tanto e ele já tem 4 meses Oh tempo volta para trás “ .

Depois as roupinhas que a avó birras comprou a pressa porque o bebe nasceu pequeno . Depois os babygrows oferecidos pela tia velhota birras , pela prima , por mim , pelos “tios” emprestados.


Passei a gravidez toda a dizer que não ía ter saudades da barriga porque não gostava de estar grávida, porque o meu corpo mudou e eu parecia as vaquinhas dos Açores . Passei  o tempo a queixar-me dos males das grávidas , da azia , da ciática , do engordar , da falta de sono (sim em muitas grávidas é o sono e o sono e o problema do sono mas eu tive insónias ) , das dores nas costas , da tosse que tive sem parar durante dois dias e achava que cuspia o miúdo pela boca .
Enfim queixei me de tudo e um par de botas. Depois ele nasceu , queixei-me das dores dos pontos a cicatrizar, da subida do leite , dos pontos infetados, das dores da amamentação ! Sim amamentar é muito importante e eu queria muito, queria mesmo, Aliás durante a gravidez pensei mais na amamentação do que no parto !
Tinha imensas dores a amamentar , de madrugada mordia o homem para o miúdo não ficar nervoso e durante o dia dava pontapés no sofá . E levei assim 3 semanas . Não desisti . No dia em que a pediatra me disse que ele não tinha engordado e que precisava suplemento , caiu-me o chão . Senti-me a pior pessoa do mundo por o meu filho não ter engordado . Suplemento e mama durante duas semanas foi a solução . Ele rejeitava a mama (preguiçoso em tudo !!!) , arranjei mamilos de silicone para a coisa melhorar ( nem por isso) , comprei uma bomba para tirar o leite , (15 ml em 4 horas , muito pouco) , o obstetra mandou secar o leite porque não valia a pena ( a bomba era suposto estimular a produção eu só tirava aquela quantidade).
No dia que ele me mandou secar o leite chorei baba e ranho no duche enquanto as mamas estavam duras como pedras . Mas enquanto isso o miúdo começou a ganhar peso e eu comecei a ganhar forças .
Não me faltou a coragem na amamentação mas foi a melhor decisão para o meu filho . Apoio a amamentação e tive imensa pena de não o ter feito. Espero conseguir com o próximo ou próxima.
Isto para dizer que arrumei 3 meses de vida numa caixa do ikea , mas não arrumei 3 meses de vida no meu corpo , na minha cabeça e no meu coração.
Tenho muitas saudades destes três meses e nove meses (em que era só meu).
Repito muitas vezes “nunca mais vais ter 2 meses , 3 meses , nunca mais vais ser pequeno".
Numa caixa do ikea não cabe NUNCA mas NUNCA aquilo que eu aprendi e ganhei em 3 meses. E não, não se assustem que não estou a comparar o miúdo a uma caixa do ikea.


Sem comentários:

Enviar um comentário