terça-feira, 19 de junho de 2018

As birras da mãe #1 - O pós-parto

Isto é tudo muito bonito. As pessoas vão aos cursos de preparação para o paritório mas o que é certo é que não nos preparam para o pós-parto.Isto é para mim a grande verdade que retiro do meu primeiro filho.

Aviso desde já os homens mais sensíveis que se não quiserem continuar a ler podem parar por aqui. A leitura deste texto leva tudo para campos muito reais e se estão próximos de serem pais podem ficar traumatizados, não quero de todo isso. Quando forem pais, vão estar preparados à força para estas situações, não vão ter outro remédio basicamente. E se forem homens a sério apoiam as vossas mulheres incondicionalmente em tudo!!! O meu foi e é um Homem.

(imagem retirada da internet)

Deixo algumas coisas que das quais não estava preparada para o pós-parto:


 1 – Tratar muitas vezes do pipi – Pára tudo!!! Aqui a culpa também foi minha, segundo a avó birras. Na última consulta antes do parto pedi ao médico para não fazer a episiotomia (corte ao períneo para facilitar o parto). Ele disse que a sua política era só fazer em último caso. O miúdo foi teimoso desde que nasceu. A enfermeira direcionava a cabeça e ele mudava a cabeça. A enfermeira mudava a cabeça e ele mudava a cabeça. Dizem que os bebés nascem a ver os rabos das mães. Comigo não foi bem assim e por isso o miúdo rasgou-me o períneo todo. Aliás demorou mais a cosedura do que o parto em si. A avó birras teve de me tratar duas vezes por dia com soro fisiológico e cicalfate (um dia falarei sobre este produto, é milagroso para tudo juro) para os mais de vinte e tal pontos não infetarem porque eu não via nada ainda. Não saí de lá com a barriga como a da Patrocínio (não é inveja relaxem) e por isso a minha ainda estava grande. É óbvio que não envolvi o pai birras nesta situação, tive vergonha confesso. Desculpem os pormenores, mas é só para o caso de acontecer com vocês e estarem preparadas. Desculpem lá qualquer coisinha.

2 – Perdas de sangue – Ora bem, as perdas de sangue chamam-se lóquios. Depois do bebe nascer, da placenta sair etc etc, a mulher continua durante algum tempo a ter perdas de sangue (eu por acaso perdi sangue durante quase dois meses, fui perdendo com menos intensidade) que muitas vezes vêm em formas esquisitas tipo salsichas estão a ver?Não! Eu também não estava, até subir ao quarto onde fiquei instalada durante quase dois dias e fui à wc assim que lá cheguei e quiseram que eu me levantasse! Fiquem só a pensar e se quiserem façam uma pesquisa básica no google que encontram logo imagens de lóquios. Quando me levantei da sanita tive quase logo um reflexo vasovagal (um badagaio vá).


(imagem retirada da internet)

3 – Usar Fraldas – Sim o bebe tem de usar fraldas, mas agora a mãe não fazia a menor das ideias. Não fiquei ofendida com o assunto. Tinha sempre na ideia de que nascemos a usar fraldas e morremos a usá-las mas nunca me ocorreu que no meio da nossa vida sobretudo na maternidade tivéssemos que usar. Sim eu tive que usar e foi a maneira mais confortável que arranjei para contornar a situação das perdas de sangue. Os pensos que me eram dados no hospital eram enormes gigantes, ficava super desconfortável e comecei a pedir que me dessem fraldas. Era muito melhor. Quando vim para casa o Pai birras foi logo buscar o L mas pronto eu vestia o M ( é sempre bom os homens acharem que estamos mais gordas do que na realidade estamos). Ainda usei durante uns bons 15 dias.


4 – Hemorroidas – Este tema é muito comum durante a gravidez e após a gravidez. Em mim é comum a vida toda. É genético basicamente. Mas convive-se bem com a coisa e todos os males do mundo fossem esses. No entanto até tem a sua parte engraçada. Durante a gravidez e com o avançar do tamanho da barriga eu já não via o que é que estava realmente a limpar. Cada vez que ía à wc tomava banho e lá tinha que colocar as ditas para dentro e colocar pomada, muita pomada e tomar dois daflons no máximo por dia! Sinceramente não sei se ajudava nem deixava de ajudar. O que é certo é que comigo o pós-parto as hemorroidas melhoraram. Nem tudo é mau, vejam! Cada caso é um caso. Isto para dizer que depende sempre de mulher para mulher TUDO mas tudo mesmo!

5 – A subida do leite – Durante a gravidez o peito aumenta de volume. No meu caso isso foi maravilhoso, visto que eu tenho um peito pequeno. Não vou falar da amamentação agora (falo depois prometo). Vou falar mesmo da subida do leite em si. No tempo em que estive na maternidade enquanto estamos a amamentar, damos o colostro (o primeiro leite materno) eu tive dores demoníacas, tipo contrações. É o útero a contrair a ir ao sítio.  Esta parte também é boa, os lóquios são expulsos mais depressa e o útero acaba por regressar mais depressa ao normal. Significa que está tudo a voltar à normalidade. Mas porra, aquilo doía mesmo. Quando vim para casa enquanto amamentava continuou a doer durante uns bons dias. (Um à parte o miúdo até saiu da maternidade sem perder peso). A subida do leite nunca mas nunca acontece na maternidade, mas sim em casa e isto eu também não estava preparada. Fiquei com o peito em pedra, cheia de dores, a arder em calor, com febre, as mamas descaídas, parecia uma autêntica vaca leiteira, uma sensação completamente animal. O ser humano, é mesmo um animal. E o bebe é um ser complemente dependente. Existem animais que quando nascem, nascem menos dependentes do que os seres humanos, se pensarmos nisto.

(imagem retirada de internet)

Isto é a maternidade real.

Sem comentários:

Enviar um comentário